Notícia

A importância do TI estratégico

O avanço do mundo digital vem afetando não só as pessoas em seu dia a dia com agilidade em suas atividades cotidianas, mas também as empresas. No cenário corporativo, a transformação trazida pela tecnologia está presente em todos os departamentos, principalmente o TI, criando assim um ambiente mais interativo, colaborativo e de atividades mais assertivas entre os envolvidos.

A transformação digital é, consequentemente, marcada pela influência cada vez mais decisiva da TI nas estratégias de negócios. Hoje, as corporações enxergam na tecnologia a solução para melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, atender de maneira mais rápida e eficaz e criar novos produtos e serviços. De meros fornecedores de equipamentos e resoluções na área de informática, os novos TI contam com pensamento criativo e têm como objetivo principal agregar valor ao negócio.

A empresa que investe em capacitação contínua para a equipe de TI e em soluções em formatos que diminuam o trabalho operacional, como as ferramentas em Cloud, ganham uma área mais estratégica, e assim, só tem a ganhar!

Veja abaixo alguns dos benefícios de uma área de TI mais estratégica:

  1. Redução de custos

Uma boa gestão de TI pode analisar a realidade da empresa e de cada setor e apoiar substancialmente na diminuição de despesas. Ao invés de estabelecer um custo fixo e padronizado, esta análise calcula os investimentos de forma precisa.

  1. Acompanhamento das tendências do mercado

Algumas empresas optam por contratar serviços de consultoria para a área de TI, e assim, contam com monitoramento de suas ferramentas, e repasse de conhecimento, estando sempre alinhadas com as tendências do mercado e com as boas práticas. Com a visão de evolução do mercado, é possível orientar troca de produtos, direcionar investimentos por área de acordo com a demanda e determinar diferenciais que possam auxiliar na comunicação com a ponta final, ou seja, com o público consumidor.

  1. Monitoramento da performance da equipe

Com o TI Estratégico orientado ao monitoramento frequente do desempenho da equipe, os diferentes setores da empresa podem trabalhar de maneira mais alinhada e homogênea. Os gestores ganham um domínio mais assertivo do negócio, da situação atual e das tendências futuras a curto, médio e longo prazo.

  1. Informação com mais segurança

As empresas transacionam dados a todo instante, e algumas delas, lidam com dados sensíveis. Independente do tamanho ou segmento da empresa, ela está sujeita a ataques ransomware, e por isso, uma área de TI estratégica é capaz de se manter sempre a par das ferramentas mais avançadas do mercado para proteção e armazenamento dos dados.

  1. Melhor relacionamento com o cliente

A área de UX, que analisa a experiência do usuário com qualquer que seja o ponto de contato com a marca vem sendo cada vez mais valorizada, e o TI Estratégico, além de organizar o fornecimento de dados necessários para tomadas de decisão e mudanças de rota, pode implementar soluções inovadoras para tornar o contato da empresa com o cliente mais dinâmico, ágil e próximo. São caminhos para encontrar maneiras de tornar a experiência do cliente com a marca mais positiva e valorizada, fidelizando pessoas.

A Cintech pode ajudar a sua empresa a construir uma área de TI estratégica, estando sempre a frente dos desafios do mercado. Consulte nossos Especialistas!

  • Publicado dia: 10 de janeiro de 2020
  • Categoria(s): Sem categoria